sábado, 8 de dezembro de 2012



Influências do vampirismo no Rock    


O vampirismo está mais presente em muitas coisas à nossa volta do jeito que imaginamos. Não digo somente bandas góticas que se inspiram quase que totalmente suas músicas nos Vampiros, seres noturnos, ocultismo, paganismo, mas, algumas pequenas citações nas letras… Já pensaram, por exemplo, de bandas influenciadas por obras literárias ou simplesmente, dizendo algumas coisas nas entrelinhas… coisas simples que deixamos passar “batido”? Pois bem, eu aqui vou citar algumas “aparições” de vampiros em músicas. Começo com uma música da Legião Urbana: “Teatro dos Vampiros”.
O nome da música, creio que remete a uma obra da escritora americana Anne Rice, porque Teatro dos Vampiros, realmente é um teatro fictício no livro “Entrevista com o Vampiro”, onde vampiros encenam suas peças.
Continuando na letra da musica: “…Esse é o nosso mundo, o que é demais nunca é o bastate e a primeira vez é sempre a última chance.
Ninguém vê onde chegamos, os assassinos estão livres, nós não estamos…”
Se prestarmos atenção parece uma dica de que o mundo deles (dos vampiros) é diferente do nosso, o que é demais, nunca é o bastante, a sede deles nunca é saciada.
“E a primeira vez é sempre a última chance” porque? Porque depois de transformados não se pode voltar atrás, não há como se “destransformar”.
A outra parte da música “… ninguém vê onde chegamos…” A passagem do tempo para eles é totalmente diferente da nossa, por isso ninguém vê onde eles chegam, ninguém os alcança em idade.
Para finalizar, “…os assassinos estão livres, nós não estamos…”, na obra de Anne Rice citada, o vampiro Louis em uma atitude de vingança, mata quase todos os vampiros integrantes do “Teatro dos Vampiros”, em busca de vingança contra a morte de Cláudia eMadeleine, dois personagens da história.
Sem dúvida que cada um tem uma visão da música, uma interpretação, mas eu cheguei a estas conclusões. Se você tem alguma opinião e quer nos dizer, teremos o prazer de receber e publicar aqui mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário